Pinned toot

Uma das faces mais belas de um bom debate é o respeito ao tempo do outro. Pois estar aberto ao diálogo, longe de toda a beleza que é propagada, envolve medos e inseguranças. Que pode ativar uma série de mecanismos defensivos. Participar de novas redes sem ligações e discursos já estabelecidos é uma boa forma de quem quer entrar no debate enfrentar alguns de seus medos.

Em tempos de pandemia, o retorno às atividades escolares e esportivas sem vacinação é uma pauta de preocupação para o grupo, visto que não é possível criar protocolos seguros para o retorno. Devemos lembrar que não há no país um sistema de saúde que garanta cobertura universal da vacina. Provavelmente não será grátis e um número de doses insuficiente pode tornar sua aquisição bem cara, mas o preço é irrisório perto do custo do tratamento da doença em um país sem sistema de saúde pública.

Show thread

Ainda sobre o assunto e aproveitando o momento das eleições nos EUA, boa parte do incentivo parental aos esportes naquele país vem das...mães. Cunhou-se inclusive o termo soccer mons. Nos filmes de Hollywood sobre futebol, especialmente no futebol feminino, um enredo bem comum é o do pai ausente que tenta se reaproximar acompanhando os treinos do filho(a).

Show thread

Fui ver One Tree Hill e estou no ódio do Dan Scott que consegue ser tóxico tanto com o filho que abandonou quanto o filho mais novo. Lembrei do artigo do El País sobre os filhos sem pai da seleção e como o exercício de uma paternidade saudável deveria ser mais debatido. brasil.elpais.com/brasil/2018/

Fui assistir a série documental Rotten na Netflix. Primeiro episódio sobre o abacate me mostra os problemas que a gourmetização do alimento trouxe aos pequenos produtores. Mas o episódio seguinte, sobre o vinho, foi simplesmente perturbador.

Fazendo a vida barata

Aaron Tims, em artigo para a The New Republic, explana sobre a ascensão de um discurso neomalthusiano, que ele chama de eliminacionista, durante a atual pandemia de covid-19, e propõe alguns caminhos para a economia do cuidado.

"...Considerar o nosso futuro sob as mudanças climáticas exigirá inevitavelmente uma reflexão muito mais profunda sobre o que significa ser humano."
newrepublic.com/article/157567

Coronavírus 

O canal da Adunifesp fez o podcast 'História das Pandemias'com os historiadores da @unifesp Ana Nemi e Luís Ferla, e André Mota da @FMUSPoficial e apresentação foi de @FabioVenturini5.:
t.co/iztBhzzizz
Assista no YouTube youtu.be/5nuD0ye9AOE

NUVEM NEGRA SOBRE A PANDEMIA

Na Amazônia, explosão do desmatamento prenuncia temporada de queimadas que costumam deixar Manaus sob fumaça e agravar síndromes respiratórias
piaui.folha.uol.com.br/nuvem-n

Ade1000son boosted

Saudade de dormir com barulho de chuva 🌧🌧🌧🌧

Só discordo da medida pois vai gerar aglomerações para pegar o dinheiro e não gosto muito desse jeito SS de tratar as pessoas. Prefiro Renda Básica Universal mesmo.

Coronavírus "Lançar dinheiro com um helicóptero": a medida controversa que está ganhando adeptos para enfrentar a crise econômica devido à pandemia
bbc.com/mundo/amp/noticias-521

Pandemia expõe a Era dos Empregos de Merda

Agora, bilhões descobrem que podem trabalhar em casa, sem os controles burocráticos de sempre. Jornada poderia ser reduzida drasticamente, em relações pós-capitalistas. Mas haverá imensa pressão para que tudo volte ao “normal”
outraspalavras.net/pos-capital

Bolsonaro não é só Chernobyl, ele é o chorume do cocô do Dyatlov.

Dica de ENEM (se houver) 

Depois do panelaço da noite, recomendo aos xóvens estudar Bolsonaro pois ele vai cair...

A crise causada pela erupção global do COVID-19 chega a um mundo que já enfrenta graves crises (assistência, mudança climática, violência, desigualdade, direitos humanos, entre outros) e expressa a insustentabilidade do modelo político, social e econômico predominante no planeta, reproduzida pelos Estados cada vez mais controlados por interesses privados. Portanto, esta situação está tendo e terá impactos desproporcionais sobre nós, nossas comunidades e nossas lutas.
pikaramagazine.com/2020/03/ant

Coronavírus na midia 

A VICE, em seu boletim matutino, resolveu mandar às favas o discurso coloquial e falou coisas como "Groselhas de Bolsonaro", "Mandetta abraça o saco de Bolsonaro", "Paulo Guedes passa pano e apoia ideia bosta" e "Bolsonaro mente sobre Trump e otários reproduzem papagaia"
vice.com/pt_br/article/g5xnam/

Assista a "GRIPE ESPANHOLA no BRASIL: O que a Pandemia nos ensinou?" no YouTube youtu.be/feEJ_DeAwgs

Por que as mulheres afro-americanas aderiram ao Partido Comunista

Durante a Grande Depressão, os comunistas saíram às ruas para combater o racismo, a pobreza e a injustiça. Entre eles estavam mulheres negras.

A historiadora Lashawn Harris explora sua motivação : “Muitas mulheres negras da classe trabalhadora procuraram o PC e outros grupos militantes em busca de assistência para enfrentar os problemas diários do desemprego, desigualdade e discriminação persistente”.
daily.jstor.org/why-african-am

Cada centímetro da terra

Sebastian Meyer e Kamaran Najm co-fundaram uma agência de fotos no Iraque e se uniram para documentar uma nova era no Curdistão. Até Kamaran ser capturado pelo ISIS.

Angústia é absolutamente a palavra correta - um sentimento tão avassalador e doloroso que você precisa de sofrimento físico para expressar o coração partido.
guernicamag.com/every-inch-of-

A gripezinha de Bolsonaro

Asco. Repulsa. Nojo.

É o mínimo que o atual Presidente do Brasil, eleito pela população, suscita em qualquer pessoa com um resto de razão.

É inevitável que o Brasil entre brevemente em estado de epidemia generalizada. Os especialistas preveem um quadro muito pior que o da Itália. Nas cidades, os hospitais não terão camas. Nas favelas será um genocídio.

Com a sua prepotência ignorante, Bolsonaro acha-se superior a tudo isto.
publico.pt/2020/03/24/mundo/op

Uma distopia brasileira 

Nas últimas semanas, tornou-se mais concreta a sensação de estar vivendo, em tempo real, em uma distopia, que já se insinuava nos últimos anos, quando o Brasil foi sendo tomado por uma onda conservadora, moralista, beligerante e autoritária. Claro que estar em quarentena, trancado no interior do meu apartamento, a me proteger de uma ameaça tão invisível quanto concreta e potencialmente letal, como o Covid 19, tornou óbvio o que antes era sutil.
aescotilha.com.br/cronicas/pau

Cartografias Feministas 

Eu, como geógrafo, gostei muito do texto:

As geografias feministas visam distorcer nosso vínculo com os territórios urbano e rural. Eles nos ajudam a adquirir uma visão espacial, que através de um processo específico de conscientização torna explícito que as desigualdades e opressões de gênero têm uma expressão espacial específica, que deve ser revelada se você quiser ressignificar o espaço em que vivemos, mais justo e mais eqüitativo.
pikaramagazine.com/2020/03/car

Show more
Coletivos.org

Nós somos um coletivo que fornece espaço a outros coletivos na internet, para debater, partilhar, conversar, mail e uma rede social! Queremos um espaço na internet onde sejamos soberanos dos nossos dados e das nossas redes, sendo a confiança criada através de de provas de cooperação. coletivos.org