Bora falar um pouco de ferramentas de pesquisa acadêmica!
Tá cansado de usar o google para buscar um texto acadêmico e se deparar com um monte de resultados inúteis, que só atrapalham e não apresentam nada relevante.
Segue a Toothread que irei te apresentar 16 opções bacanas para realizar suas pesquisas acadêmicas. 🖥️⌨️ 🖱️ 💻 📖📚📚📚 1/17

2/17 - SCIELO – Scientific Electronic Library Online. É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.
scielo.br/?lng=pt

Show thread

3/17 - DIALNET – é uma das maiores bases de dados com conteúdos científicos nas línguas ibero-americanas e conta com vários recursos: artigos de revistas, revisões bibliográficas, livros, anais de congressos, teses de doutorado. O objetivo é integrar o maior número possível de conteúdos, fornecendo, na medida do possível, acesso a textos completos.
dialnet.unirioja.es/

Show thread

4/17 - WORLDWIDESCIENCE – é uma porta para a ciência global, composto por bases de dados nacionais e internacionais e portais científicos. É multilíngue e fornece em tempo real os resultados da pesquisa e a tradução do conteúdo.
worldwidescience.org/

Show thread

5/17 - GOOGLE ACADÊMICO – alternativa do Google ao seu buscador padrão, fornece de uma maneira simples acesso à conteúdos acadêmicos. É uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
scholar.google.com.br/

Show thread

6/17 - SCHOLARPEDIA – é uma enciclopédia de acesso gratuito a textos revisados e mantidos por especialistas acadêmicos de todo o mundo. Scholarpedia se inspira na Wikipédia e tem como objetivo fornecer um tratamento aprofundado aos conteúdos acadêmicos.
scholarpedia.org/article/Main_

Show thread

7/17 - ACADEMIA.EDU – é uma plataforma para que os acadêmicos possam compartilhar seus trabalhos de pesquisa. São mais de 33 milhões de acadêmicos inscritos, 10 milhões de artigos e aproximadamente 2 milhões de pesquisas adicionadas.
academia.edu/

Show thread

8/17 - SPRINGER LINK – proporciona aos pesquisadores acesso a milhões de documentos científicos de revistas, livros, séries, protocolos e trabalhos de referência.
link.springer.com/

Show thread

9/17 - REFSEEK – é um mecanismo de busca na web para estudantes e pesquisadores que visa tornar a informação acadêmica acessível a todos. RefSeek busca em milhões de documentos, incluindo páginas da web, livros, enciclopédias, revistas e jornais. Oferece aos estudantes uma ampla cobertura de assuntos sem sobrecarregar o mecanismo de busca, aumentando assim a visibilidade de informações acadêmicas, muitas vezes perdidas em links patrocinados e resultados comerciais.
refseek.com/

Show thread

10/17 - CERN DOCUMENT SERVER – acesso a artigos, relatórios e conteúdos multimídia sobre física de partículas.
cds.cern.ch/

Show thread

11/17 - MICROSOFT ACADEMIC – é um mecanismo de busca gratuito para publicações e conteúdos acadêmicos. A pesquisa é semântica, fornecendo resultados relevantes e atualizados.
academic.microsoft.com/home

Show thread

12/17 - JURN – é uma ferramenta de busca única para encontrar artigos acadêmicos e livros gratuitos. Oferece uma ampla cobertura de revistas eletrônicas nas áreas de artes e humanidades e do mundo natural e ecologia. JURN aproveita ao máximo o Google, mas concentra sua pesquisa através de um índice desenvolvido e aperfeiçoado por seis anos pela equipe do site.
jurn.org/#gsc.tab=0

Show thread

13/17 - CIENCIA.SCIENCE.GOV – busca em mais de 60 bases de dados e em mais de 2.200 sites de 15 agências federais, oferecendo 200 milhões de páginas de informação científica dos Estados Unidos, incluindo resultados de pesquisa e desenvolvimento.
ciencia.science.gov/

Show thread

14/17 - BASE – Bielefeld Academic Search Engine. É um dos buscadores com mais quantidade de informação do mundo, especialmente para recursos acadêmicos de acesso aberto, desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld na Alemanha. BASE oferece mais de 80 milhões de documentos de mais de 4.000 fontes, com acesso a textos completos de aproximadamente 60-70% dos conteúdos indexados.
base-search.net/

Show thread

15/17 - ERIC – Dentre as ferramentas de busca acadêmica em língua inglesa, essa é uma das melhores bases de pesquisa para a área de educação, pois disponibiliza recursos relacionados à educação atual para a pesquisa e a prática educacional.
eric.ed.gov/

Show thread

16/17 - SCIENCERESEARCH.COM – coloca à disposição do público a sua tecnologia capaz de pesquisar na “deep web” e fornecer resultados de qualidade, apresentando conteúdos de outros sites de pesquisa. Os resultados são obtidos nas 300 coleções de ciência e tecnologia, eliminando os conteúdos duplicados e mostrando por relevância as informações, conforme a pesquisa.
scienceresearch.com/scienceres

Show thread
Follow

17/17 - ISEEK EDUCATION – é um buscador específico que reúne diversos recursos de universidades, do governo e dos provedores não comerciais estabelecidos. Proporciona uma pesquisa inteligente e uma biblioteca pessoal baseada na web para ajudar a localizar rapidamente os resultados mais relevantes.
education.iseek.com/#/educatio

Sign in to participate in the conversation
Coletivos.org

Nós somos um coletivo que fornece espaço a outros coletivos na internet, para debater, partilhar, conversar, mail e uma rede social! Queremos um espaço na internet onde sejamos soberanos dos nossos dados e das nossas redes, sendo a confiança criada através de de provas de cooperação. coletivos.org