carlos :antifa: boosted

nossa vim usar um pouco essa instância aqui pq o pessoal que eu sigo na outra conta encheu a timeline de gato e ta atacando minha rinite

carlos :antifa: boosted

Lista de alguns boots de sites de notícias:

* Nexo: @nexojornal

* DW Brasil: @dw_br

* Agência Pública: @apublica_org

* Rede TVT: @tvt

* Esquerdanet: @esquerdanet

* O Antagonista: @oantagonista

* Brasil247: @brasil247

* Folha de São Paulo: @folhasp

* Brasil de Fato: @brasildefato

* Revista Fórum: @revistaforum

* O Cafezinho: @ocafezinho

* Jornal o Globo: @oglobo

* Portal Metropoles: @Metropoles

* Revista Piauí: @revistapiaui

tenho bloqueado muitas contas que vejo com um comportamento predatório ou de engraçadinhos que fazem piada pra se promover. as ferramentas estão aí e estão pra serem usadas mesmo.. temos que manter a nossa sanidade mantendo nossas redes sociais mais agradáveis

bom dia a todos. chegou carnaval mas ao que me parece vai chover horrores todos os dias, além do frio que parece que tá vindo pra SP hoje pra se hospedar o fim de semana.

de qualquer forma aproveitem e tenham juízo

carlos :antifa: boosted

"Tell me and I forget. Teach me and I remember. Involve me and I learn."

-- Benjamin Franklin

carlos :antifa: boosted

Se o mastodon br vai vingar, só o tempo dirá, mas aterrissar nesse canto aqui, no mínimo, expande os horizontes. O fediverse deixa evidente que tem um mundo de gente buscando novas interações, a salvo do esgoto dos neonazi.

carlos :antifa: boosted

Então, as mesmas pessoas vão se adaptar, e começar a fazer o que esta plataforma incentiva e recompensa (interação significativa), ou voltar para o twitter.
Mas não vão criar um twitter federado.

Show thread
carlos :antifa: boosted

Claro, muitos recém chegados vão repetir as estratégias para as quais foram treinados pelo twitter no Mastodon. Mas essa estratégia vai falhar, pelo simples fato que esta tecnologia não permite que o jogo seja jogado. Não permite que o hit aconteça e que seja percebido pelos vizinhos.
Não recompensa os piores instintos dentro de nós.

(E a moderação não é leniente com os abusadores)

Show thread
carlos :antifa: boosted

Hitar é um evento público. Seus amigos aparecem nas respostas dando os parabéns, dizendo "te conheci antes da fama". É público, porque o twitter modela a timeline algorítmica para fazer ser público.
Essa tecnologia simplesmente não existe aqui.
E é ela que torna o troll uma subcelebridade. Sem ela, é apenas um troll.

Show thread
carlos :antifa: boosted

Qual o problema do jogo?
Para manter o círculo de atenção funcionando, a melhor estratégia é ser tóxico. Ser agressivo, doutrinário, desrespeitoso.
O Twitter não é tóxico por acidente, ou por causa das pessoas, mas porque foi planejado assim. Foi cuidadosamente construído para fazer emergir o pior em nós, que, dentro dessa plataforma, começamos a seguir essas regras.
A leniência da moderação com os piores, mais agressivos e tóxicos usuários, porque geram muito engajamento é o toque final.

Show thread
carlos :antifa: boosted

O fediverso e em especial o Mastodon tem uma preocupação em desfazer essa programação, fazer uma rede que não seja esse jogo narcísico de popularidade.
Está na arquitetura, está em detalhes, está em opções.
Essas escolhas geram um substrato tecnológico que é ineficiente para o jogo, que o desestimula.
Sempre quis uma opção no twitter que desligasse notificaçõs para curtidas. Aqui tem. Não preciso saber quantas curtidas algo tem. Preciso saber quando alguém comenta, porque talvez queira responder

Show thread
carlos :antifa: boosted

Por isso criam ferramentas que alimentam nosso narcisismo e incentivam comportamentos tóxicos.
O RT comentado, a contagem de curtidas e retuítes, a exibição repetida dos mesmos tuítes que conseguiram hitar, a separação dos usuários entre os pobres mortais e os verificados. Tudo isso são mecanismos que tem parcela de culpa na situação atual das redes.

Show thread
carlos :antifa: boosted

As pessoas vão se comportar diferente em diferentes plataformas, porque cada uma delas vai incentivar determinados comportamentos. A tecnologia que usamos molda nossa cultura em grande medida.
O Twitter é um jogo constante de "hitar" e "flopar". Algo natural para uma sociedade como a estadunidense, que usa "perdedor" como ofensa.
As redes incentivam esse jogo, porque quanto mais gente tentando hitar, mais usuários e engajamento elas tem.

Show thread

por mais pessoas como a @Cecillia vindo pra cá! seja bem vinda, sou um grande admirador do trabalho que você faz!! caso tenha alguma duvida sobre o uso do mastodon e eu puder colaborar ficarei feliz. no mais, traga mais gente como você pra cá ❤️

carlos :antifa: boosted

bagulho aqui não é meme pra impulsionar conta, gente. aliás o bom daqui é que fodam se os números.

quer ter seguidores? siga, interaja, ajude quem tá chegando. isso aqui não é o twitter e quem vem de lá achando que a lógica é a mesma vai acabar se decepcionando

carlos :antifa: boosted

quem tá chegando agora, eu já falei mas vale repetir: se estiver com dúvida, pergunte. as pessoas aqui ajudam mesmo! abusem da aba local/global e tenham vontade de aprender.

pesquisem as hashtags #ajuda #mastodicas #askelefantinho vcs vão achar informações úteis sobre o mastodon

carlos :antifa: boosted

no mais, ajudem quem vocês verem que está com dificuldade de assimilação. interajam: o mastodon, diferente do twitter promove interação e não competição em torno de likes. quem tiver dúvida, pergunte. estou aqui há pouco mais de um dia e TODAS as pessoas que interagi foram muito receptivas e solicitas comigo. aproveitem, a gente não sabe se (até quando) esse clima vai durar por aqui, é bom procurar promover um ambiente cooperativo

#MastoDicas #Ajuda

Show more
Coletivos.org

Nós somos um coletivo que fornece espaço a outros coletivos na internet, para debater, partilhar, conversar, mail e uma rede social! Queremos um espaço na internet onde sejamos soberanos dos nossos dados e das nossas redes, sendo a confiança criada através de de provas de cooperação. coletivos.org